Saudações, pessoal!
Como muita gente sabe, está chegando este ano aos cinemas o terceiro capítulo da trilogia do Batman, composto por uma trinca de três filmes. Os fãs estão empolgadíssimos por já conhecerem o trabalho do diretor Christopher Nolan e de toda a equipe envolvida no projeto desde o primeiro. Contudo, porém, todavia, EU tenho meus motivos para não ir aos cinemas tão animado assim. Na verdade, tenho 16 motivos baseados em minha vivência de fã e consumidor. Por isso, sem mais delongas, exponho-os a seguir para vossa apreciação.
Vamos lá?
1- A franquia começou bem. O primeiro filme foi bem aceito e agradou muitos fãs:
2- Ainda falando do primeiro filme, ele conseguiu execrar completamente a última adaptação do personagem para outra mídia:
3- O segundo filme foi super aclamado por público e crítica, melhor desenvolvido e mais empolgante em relação ao primeiro:
4- Apesar da grande ameaça ser o antagonista principal, um segundo vilão surge brevemente na parte final do filme:
6- Além disso, "ambos os doises" costumavam compartilhar a mesma sirigaita (que, convenhamos, nem era tão atraente assim):
7- O principal vilão do terceiro filme será um personagem criado nos anos 90:
8- Este vilão será relacionado a uma misteriosa substância liquefeita que lhe concederá poderes e habilidade:
9- Este vilão costuma ser retratado com um porte físico exageradamente avantajado, contudo o ator escalado para interpretá-lo não foi exatamente o que os fãs esperavam:
13- Será mostrado um dispositivo usado como veículo voador que, no terceiro filme, terá seu visual drasticamente modificado:
16- Por fim, $endo e$ta a última parte de trilogia, todo$ conhecem a real motivação do$ e$túdio$, certo?:
Para quem não é "nerd", cabe aqui uma explicação. Este post é apenas uma brincadeira. Com ele, estou comparando as similaridades entre as franquias conhecidas como "Batman do Nolan" e "Homem-Aranha do Sam Raimi".
Iniciada em 2002, a trilogia do Homem- Aranha foi bastante elogiada em seu primeiro filme. A sua seqüência (2004) atingiu, na época, uma grandiosa repercussão devido ao tratamento que lhe foi dado. Muitos diziam que era o melhor filme de super-herói até então. Quando veio o terceiro filme, em 2007, os fãs mais ligados ao universo do personagem foram surpreendidos negativamente, pois esperavam uma obra ainda maior ou, na pior das hipóteses, equiparável à produção anterior. Contudo o que se viu foi um filme completamente comercial, com roteiro vazio e bem inferior ao padrão que estava sendo seguido.
Com o Batman aconteceu algo parecido. O primeiro filme (Batman Begins, 2005) teve um tratamento considerado impecável. O segundo (Batman The Dark Knight, 2008) conseguiu superar a qualidade do anterior, pois aliou muito bem o drama e a ação. Muitos passaram a considerar este o melhor filme de super-herói já feito.
A graça toda é supor que, assim como no Homem-Aranha, o terceiro filme da franquia (Batman The Dark Knight Rises, 2012) será inferior ao esperado apenas por seguir as semelhanças do herói aracnídeo, ou seja, julgar antes mesmo de assisti-lo.
É bom ressaltar que, apesar das analogias, a probabilidade de "Batman Rises" ser inferior são um tanto quanto remotas, pois Nolan tem maior liberdade criativa do que Raimi teve na sua época.
E, sim, o Maluquem Experimento é explicativo.
PAZ...
- Luciano Abrahão acha "Superman - O Filme" de 1978 o melhor filme se super-herói já feito.
- 06-04-2012, 09:43a.m.